Loading...

10 dicas para economizar água no jardim

Casa JardimcatsAo contrário do que muita gente pensa, ter uma área verde em casa não significa maior gasto de água. Isso porque, se cuidadas adequadamente, as plantas ajudam a aumentar a umidade natural no ambiente, o que não acontece em quintais áridos e totalmente cimentados.

Ainda assim, algumas dicas são válidas para que a utilização da água seja feita de forma consciente, evitando desperdícios. Vejamos:

  1. Fique atenta à real necessidade de rega. Um bom teste é colocar o dedo na terra e ver se ela está seca. Se estiver úmida, a rega pode esperar mais um pouco.
  2. Nunca regue as plantas como sol à pino. Prefira o início da manhã, o fim de tarde ou à noite, quando as perdas por evaporação são menores .
  3. Reduza a frequência das regas, mas não a quantidade da água. Regas bem feitas estimulam o desenvolvimento das raízes .
  4. Dê preferência ao uso de regadores e baldes, ao invés de mangueiras.
  5. Se usá-las for inevitável, prefira modelos com controle de jato (tipo gatilho).
  6. Em jardins maiores, o sistema de irrigação automatizada pode ser uma boa saída para não desperdiçar água. Segundo a arquiteta e paisagista Rafaela Novaes, alguns modelos controlam até mesmo o nível da umidade .
  7. Antes de regar, coloque os vasos dentro de um balde vazio. Assim, a água em excesso poderá ser armazenada e reaproveitada em outra rega. Antes, porém, acrescente uma colher de desinfetante a cada litro d’água para reduzir o risco de transmissão de pragas .
  8. Se houver previsão de chuva para os próximos dias e as plantas puderem ser beneficiadas com ela, deixe a rega por conta da natureza.
  9. Nada de molhar apenas as folhas. Água borrifada evapora mais rápido e não nutre a planta, que absorve a água pela raiz.
  10. A água usada no enxágue da máquina de lavar também serve para regar as plantas. Ao contrário do que se pensa, o sabão diluído nessa água não faz mal às plantas e pode até ajudar a protegê-las.
author

Este post foi escrito por: Candeeiro Jardins & Cia

A Candeeiro Jardins & Cia, inaugurada no dia 13 de dezembro de 2014 é um estabelecimento que comercializa muda, plantas, jarros e vasos, decorações em barro, acessórios de jardinagem, gramas e outros itens paisagísticos. A Candeeiro está localizada na Rua Meton Gurgel, 90, Bairro Sebastião Maltez as margens da RN 233 de frente ao conjunto Aroldo Maia, Caraúbas-RN.

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

CodeNirvana
« Postagen Anterior Proxima Postagen »
© Copyright CANDEEIRO JARDINS E CIA | Designed By Code Nirvana
Back To Top